Sétimo top-5 da época para Ricardo Melo Gouveia

Português foi terceiro no Costa Brava Challenge em prova ganha pelo neo-zelandês Daniel Hillier

Foto
Ricardo Melo Gouveia é vice.líder no ranking do Challenge Tour está mais perto do n.º 1 © Challenge Tour

Ricardo Melo Gouveia terminou hoje o Costa Brava Challenge empatado no terceiro lugar com o italiano Matteo Manassero, naquele que foi o seu sétimo top-5 esta época no Challenge Tour. O título foi para o neo-zelandês Daniel Hillier, que jogou a jornada decisiva no grupo de honra com aqueles dois. 

Líder ao fim da segunda e terceira voltas no campo de Par 71 do Empordà Golf, em Girona, Catalunha, o português não conseguiu segurar o primeiro lugar no últimos 18 buracos: depois de voltas de 65, 67, 66, fechou com um 71 que lhe deu um total de 269 (-15). 

Manassero caiu de 2.º para 3.º ao marcar 70. E Hillier subiu de 3.º para 1.º com um 65, para um total de 265 (-19), o que lhe valeu um prémio de 32 mil euros. Foi a sua primeira vitória no satélite do European Tour. 

Melo Gouveia comprometeu as suas aspirações à vitória ao fazer quatro bogeys numa série de cinco buracos entre o 10 e o 14. Terminou forte, com birdie-birdie, para chegar ao pódio. Em contrapartida, Hillier jogou os últimos 9 buracos em -4. 

O dinamarquês Markus Hillgkilde arrancou o melhor resultado do dia (64) para se sagrar vice-campeão com a desvantagem mínima para Hillier. O escandinavo não só facturou 22 mil euros, como ascendeu ao terceiro lugar na Road to Mallorca – o ranking do circuito. 

Melo Gouveia, já com duas vitórias esta temporada, manteve o segundo nesta tabela, mas reduziu significativamente a diferença para o primeiro – o espanhol Santiago Tarrio. Estão separados por apenas 7.227 pontos. 

Os pontos na Road to Mallorca estão sensivelmente ligados aos prémios monetários -- Tarrio soma €163.938 contra €156.666 do português. Este tem assim tem boas hipóteses de ser o primeiro a vencer duas vezes o ranking do Challenge Tour (a primeira foi em 2015). Falta jogar apenas a prova de encerramento, a Grand Final, de 4 a 7 de NOvembro no T Golf & Country Club, em Maiorca, nas ilhas Baleares espanholas, apenas para os 45 primeiros do ranking e com um prize-money de 450 mil euros.

Veja mais em www.golftattoo.com