O corpo e a Terra – Trabalho e transição ecológica

“Os maiores erros, os que distorcem o pensamento e confundem a alma, são invisíveis, porque radicam em certos factos que escapam à atenção.” Simone Weil

Focados na dominação do capital sobre o trabalho, não prestámos atenção à dominação dos letrados sobre os que sustentam o seu corpo. Escravos e mulheres na Grécia Antiga; criadas e servos na Idade Média; mulheres de limpeza, cuidadoras nos lares, operários agrícolas e estafetas, hoje, ao serviço dos mais instruídos que ganham em média mais do dobro. O desprezo social pelos trabalhadores que atendem às necessidades dos corpos tem como paralelo o desleixo com que se tem tratado o planeta, a Terra, à qual também não prestámos a devida atenção. Ora, em tempos de transição digital e ecológica, é obrigatório centrar a atenção no que verdadeiramente importa.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários