Aires Almeida. Para que serve a arte?

O podcast 45 Graus é um dos parceiros da Rede PÚBLICO.

Esta semana, no podcast 45 Graus, o convidado é Aires Almeida, licenciado e mestre em Filosofia pela Universidade de Lisboa, que se tem dedicado sobretudo à filosofia da arte. Dirige a colecção Filosofia Aberta, da Gradiva, e é autor de vários livros, entre os quais O Valor Cognitivo da Arte (2010) e A Definição de Arte: O Essencial (2019).

O que é, afinal, a arte? Não há ninguém que não aprecie alguma forma de arte, seja ela a pintura, a música ou o cinema, mas a arte depende também muito da sensibilidade individual.

É este, portanto, o ponto de partida para a conversa. O que é a arte? Que aspectos são comuns a formas tão diferentes de arte como a pintura, a música ou a literatura e que, no entanto, as distinguem de outras actividades humanas? Porque é que a arte é algo que consideramos valioso, ou seja, o que é que a arte nos dá? Dá-nos prazer, claramente, mas pode também ser uma fonte de conhecimento? Ou é simplesmente um tipo de experiência diferente dos outros todos?

Foi uma longa conversa, na qual são abordados vários destes aspectos sobre a natureza da arte.

Siga o podcast 45 Graus no Spotify, na Apple Podcasts ou outras aplicações para podcasts.

O podcast 45 Graus é um dos parceiros da Rede PÚBLICO. Conheça os podcasts do PÚBLICO em publico.pt/podcasts.

Para descobrir outros podcasts, subscreva a newsletter Subscrito, com novidades e recomendações para trazer nos ouvidos.