Candidaturas para viagens grátis na Europa já estão abertas – e há 60 mil passes para oferecer

O programa DiscoverEU tem 60 mil viagens de comboio pela União Europeia para oferecer a jovens entre os 18 e os 20 anos. Candidaturas já estão abertas e decorrem até 26 de Outubro.

Foto
Sergio Azenha

A DiscoverEU está a oferecer, a partir desta terça-feira, 12 de Outubro, 60 mil viagens para um InterRail a jovens europeus com idades entre os 18 e os 20 anos. Depois do interregno provocado pela pandemia, o programa regressa este ano com a possibilidade de viajar por toda a Europa de comboio. As inscrições podem ser feitas no site do programa e terminam a 26 de Outubro.

Os candidatos que queiram participar devem ter nascido entre 1 de Julho de 2001 (inclusive) e 31 de Dezembro de 2003 (inclusive); ter nacionalidade de um dos países que pertencem à União Europeia (EU); indicar o número de cartão de cidadão ou passaporte. Depois, é necessário responder a um questionário de seis perguntas sobre a UE e os seus programas.

Excepcionalmente, também se podem candidatar os jovens elegíveis nas duas fases de 2020 (nascidos entre 1 de Julho de 2001 e 31 de Dezembro de 2002), que foram canceladas devido à pandemia de covid-19.

A viagem não tem de ser feita a solo — podes ir acompanhado por um grupo de até quatro amigos, desde que eles também satisfaçam os critérios de selecção mencionados acima e indiquem o teu código de candidatura, aquando da inscrição. 

Os seleccionados vão poder fazer uma viagem pela UE com a duração mínima de um dia e máxima de 30. A viagem tem de ser realizada entre 1 de Março de 2022 e 28 de Fevereiro de 2023, contudo, dado o contexto da pandemia, é possível alterar as datas a qualquer momento.

Criada em Junho de 2018 para oferecer a jovens de 18 anos a possibilidade de conhecer a Europa, a iniciativa DiscoverEU vai já na sua quarta edição. O objectivo, segundo o comunicado da organização, é “fomentar um sentimento de união e solidariedade em toda a EU através de viagens transfronteiriças e aprendizagem intercultural”.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários