Circus Life: a vida dos artistas de circo quando os holofotes se apagam

Projecto fotográfico Circus Life retrata a vida dos artistas de circo, dentro e fora do palco. Durante cinco anos, o fotógrafo Francisco Salgueiro visitou mais de 30 circos por todo o país.

Francisco Salgueiro
Fotogaleria
Francisco Salgueiro

Durante cinco anos, o fotógrafo Francisco Salgueiro visitou mais de 30 circos, de norte a sul de Portugal, para documentar o que está para além das cortinas do espectáculo: a vida dos artistas de circo. Agora, o autor expõe o seu projecto fotográfico na terceira edição do Cupula Circus Village Festival, que decorre até domingo em Vila Nova de Gaia.

“É mais do que mostrar o circo, é um revelar do que está por detrás destas personagens”, explica o fotógrafo. A inspiração para Circus Life surgiu de uma vontade de mostrar algo que as pessoas ainda não tivessem conhecimento. “Há um preconceito generalizado em relação ao circo, mas o que as pessoas não sabem é que existem várias famílias a lutar pela sua sobrevivência”, diz Francisco Salgueiro.

No processo, o fotógrafo e escritor, autor do livro O Fim da Inocência, apanhou uma altura em que os espectadores de circo começavam a escassear, não só devido à polémica dos animais nos espectáculos, como também por causa dos confinamentos impostos pela pandemia. Segundo o autor, a maioria das companhias parou de vez porque os artistas não conseguiam suportar o custo dos terrenos. “São pessoas que sempre que vão ao palco arriscam a sua vida e, apesar das dificuldades económicas, têm um amor muito grande à arte”, salienta o autor.

Por enquanto, a projecto fotográfico ainda está em aberto, uma vez que Francisco Salgueiro quer acompanhar a evolução e o crescimento dos artistas. A terceira edição do Cupula Circus Village Festival vai expor o trabalho do fotógrafo na Junta de Freguesia de Arcozelo, em Vila Nova de Gaia, até ao dia 19 de Setembro, das 10h às 19h.

Texto editado por Amanda Ribeiro

Francisco Salgueiro
Francisco Salgueiro
Francisco Salgueiro
Francisco Salgueiro
Francisco Salgueiro
Francisco Salgueiro
Francisco Salgueiro
Francisco Salgueiro
Francisco Salgueiro