Principais clubes europeus contra novo formato da Liga Europeia

Num processo que tem conhecido avanços e recuos, os maiores emblemas do hóquei em patins mundial voltam a pôr em causa a presença na competição.

Foto
LUSA/MANUEL FERNANDO ARAÚJO

Os emblemas que compõem a Associação Europeia de Clubes de Hóquei em Patins (EHCA, na sigla original) manifestaram-se nesta quarta-feira contra o novo formato da Liga Europeia, garantindo que só participarão na competição se forem garantidos os anteriores moldes.

Em comunicado, a posição da EHCA é de se manter “firme na decisão de competir se for respeitado o pré-acordo feito com a World Skate e que serviu de mote para a inscrição das equipas na Liga Europeia 2021-22”.

Na prática, os 12 clubes da EHCA participantes, entre os quais Oliveirense, Sporting, FC Porto, Benfica e Óquei de Barcelos, e que assinam em conjunto o comunicado, após acordo “por unanimidade”, só irão a jogo se for mantido o formato em vigor antes da inscrição na competição e não o que foi anunciado no dia 19 de Agosto.

O modelo então anunciado coloca as equipas em quatro grupos de cinco, e não em dois de oito, e os participantes jogam apenas uma vez entre si, avançando para uma segunda fase de grupos, com oito emblemas, antes da “final four”.

Os 12 clubes da EHCA ameaçam mesmo não estar no sorteio de 11 de Setembro “se se confirmar o formato comunicado a 19 de Agosto”, assim renunciando à Liga Europeia.

A EHCA já tinha ameaçado não inscrever os clubes na prova da World Skate Europe, mas “vários contactos” e reuniões levaram a um pré-acordo, que proporcionou essa inscrição, com os moldes anteriormente anunciados.

O anúncio dos novos moldes da Liga surpreendeu os clubes, uma vez que aconteceu já depois de a inscrição ter sido formalizada.

Sugerir correcção
Comentar