Impulso: a oportunidade de uma década para o ensino superior. Uma missão em expansão

As instituições devem continuar a monitorizar os números do abandono no superior (que tiveram uma ligeira subida recentemente) com políticas ativas em cada instituição de ensino, a fim de recuperarmos a trajetória descendente no que refere ao abandono na última década.

Além das novas competências que precisamos ensinar em Portugal e da requalificação da população ativa, durante a próxima década temos de olhar este setor em todo o seu potencial de expansão. Como setor exportador e capaz de atrair jovens e adultos à procura de mais e melhores qualificações. Como mecanismo sistémico de formação ao longo da vida para uma sociedade de conhecimento. E fundamentalmente como o setor com um contributo essencial para que a educação funcione como o elevador social.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar