Liga Europa: Sp. Braga enfrenta Estrela Vermelha, Ludogorets e Midtjylland

Minhotos com condições favoráveis para tentarem o apuramento para a fase a eliminar.

Foto
LUSA/HUGO DELGADO

O Sp. Braga ficou nesta sexta-feira a conhecer os adversários que vai enfrentar na fase de grupos da Liga Europa. O sorteio, realizado em Istambul, Turquia, colocou os sérvios do Estrela Vermelha, os búlgaros do Ludogorets e os dinamarqueses do Midtjylland no caminho dos minhotos. Equipas que seguramente verão na formação portuguesa uma das favoritas à passagem aos oitavos-de-final.

No Grupo F, o Estrela Vermelha foi o único clube a precisar do play-off para se apurar. Os sérvios fizeram-no, porém, com conforto. Na primeira mão, golearam o Cluj por 4-0 e, na Roménia, cimentaram a vantagem com um triunfo por 1-2. Isto depois de terem “caído” na pré-eliminatória da Champions, com um total desfavorável de 1-2 diante do FC Sheriff.

Treinado pelo sérvio Dejan Stankovic, uma “lenda” do futebol italiano, ao serviço da Lazio e do Inter Milão, o Estrela Vermelha tem alternado entre o 4x2x3x1 e o 4x1x4x1. A experiente dupla de centrais, constituída pelos internacionais australiano Degenek e austríaco Dragovic, é um dos pilares da equipa, sendo que o experiente médio marfinense Sanogo é também muito influente.

Igualmente presente nas eliminatórias da Liga dos Campeões, o Ludogorets começou por bater o Olympiacos, para depois cair no play-off diante do Malmö, num duelo equilibrado (derrota por 2-0 e triunfo por 2-1). Dono e senhor absoluto da Liga búlgara (sagrou-se campeão pela 10.º vez consecutiva), soma três triunfos em três jogos domésticos nesta época.

O lituano Valdas Dambrauskas é, desde a época passada, o treinador do Ludogorets, que se tem perfilado preferencialmente em 4x2x3x1. Uma das excepções foi o exigente jogo com o Olympiacos, na Grécia, em que alinhou em 3x4x1x2, mas as escolhas individuais não alternam muito, até porque o plantel tem algumas limitações. O central Josué e o médio Claude Gonçalves são jogadores com ligação ao futebol português, mas os agitadores são o extremo Wanderson e o avançado cipriota Sotiriou.  

Já o Midtjylland, líder do campeonato da Dinamarca (que em 2020-21 foi conquistado pelo Brondby), conseguiu eliminar o Celtic na tentativa de chegar à Champions, antes de ser afastado pelo PSV, adversário do Benfica no play-off. Organizado em 3x4x3, e sob as ordens de Bo Henriksen, conta um duplo pivot estável no meio-campo (Onyedika e Evander) e com dois atacantes versáteis, os extremos Anders Dreyer e Awer Mabil, que chegou a representar o Paços de Ferreira. 

Com um capital de experiência significativo na Liga Europa, o Sp. Braga parte para a competição com legítimas ambições (e algum favoritismo no grupo) de se qualificar para a próxima ronda. Até porque, na época passada, com a mesma equipa técnica e um plantel muito parecido com o actual, apurou-se para os 16 avos-de-final com grande autoridade, fase na qual haveria de cair diante da Roma.

Na presente edição do torneio, há, porém, uma alteração na lógica de apuramento. Apenas o vencedor de cada grupo garante uma vaga imediata nos oitavos-de-final (deixa de haver 16 “avos”), sendo que os segundos classificados terão de disputar com as oito equipas que “cairão” da Champions os restantes oito lugares na eliminatória.

Sugerir correcção
Comentar