A Seara Nova e a renovação da historiografia portuguesa: o contributo de Jorge Borges de Macedo

Entre 1946 e 1954, o historiador publicou naquela revista de grande prestígio cultural cinco artigos em que faz o aggiornamento da História portuguesa, em diálogo com António Sérgio e Jaime Cortesão.

As revistas são fontes cruciais para fazer a história da História de Portugal. E quando têm colaboração historiográfica de relevo, seja pelo aggiornamento teórico e metodológico que ela traz, seja pela explicação inovadora que dá para a compreensão histórica de certas matérias, o seu estudo é incontornável. É o caso dos artigos que Jorge Borges de Macedo (1921-1996) publicou na Seara Nova e que serão aqui analisados com o intuito de descortinar o papel que esta revista teve na renovação da historiografia portuguesa em meados do século XX.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar