As aprendizagens essenciais em Matemática que hoje se exigem

Seguir o que agora se preconiza é ser exigente, é não facilitar, é dar valor ao esforço, é mostrar como é possível caminhar para um ensino da matemática que prepare as crianças e jovens para lidar com os desafios que irão enfrentar num mundo marcado pela inovação tecnológica e que está em rápida mudança.

As Aprendizagens Essenciais em Matemática 1.º-9.º anos escolaridade (AEM), recentemente apresentadas, são um valioso documento orientador para o ensino e aprendizagem da Matemática que está claramente articulado com as áreas de competência previstas no Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Enquanto coautora do Perfil identifico, no entanto, muitas outras virtualidades nas AEM que procurarei indicar, focando-me no caso do 1.º ciclo e revisitando alguns dos contornos que o debate em torno das AEM tem assumido.

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As Aprendizagens Essenciais em Matemática 1.º-9.º anos escolaridade (AEM), recentemente apresentadas, são um valioso documento orientador para o ensino e aprendizagem da Matemática que está claramente articulado com as áreas de competência previstas no Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Enquanto coautora do Perfil identifico, no entanto, muitas outras virtualidades nas AEM que procurarei indicar, focando-me no caso do 1.º ciclo e revisitando alguns dos contornos que o debate em torno das AEM tem assumido.