Carlos Castanheira. Treetop Walk em Serralves

O podcast No País dos Arquitectos é um dos parceiros da Rede PÚBLICO.

podcast-pais-arquitectos,p3,podcasts-publico,parque-serralves,arquitectura,porto,
Fotogaleria
Fernando Guerra
podcast-pais-arquitectos,p3,podcasts-publico,parque-serralves,arquitectura,porto,
Fotogaleria
Fernando Guerra
podcast-pais-arquitectos,p3,podcasts-publico,parque-serralves,arquitectura,porto,
Fotogaleria
Fernando Guerra

No quarto episódio do podcast No País dos Arquitectos, Sara Nunes, da Building Pictures, conversa com o arquitecto Carlos Castanheira, que fala sobre o Treetop Walk em Serralves, um exemplo de arquitectura sustentável.

Carlos Castanheira começa por partilhar a forma como a arquitectura em madeira sempre o inspirou, e neste percurso que serpenteia um dos bosques do Parque de Serralves essa influência permanece bem visível. Ao falar sobre diferentes momentos do passadiço, o arquitecto revela que uma das preocupações era a possibilidade de criar percursos alternativos: “A arquitectura pode ser vista de uma forma em que as pessoas são parte activa porque percorrem essa mesma arquitectura, abandonando aquela ideia da arquitectura estática. Ou seja, é bom que algo aconteça. Como costumámos dizer: a arquitectura tem de cantar, tem de se mexer”.

Por entre pinheiros, eucaliptos e cedros podem-se observar diferentes tonalidades de verde e a biodiversidade envolvente. A pensar nas sessões de serviço educativo, o trilho inclui também um miradouro sob o lago e um auditório. Para além disso, o percurso está adaptado para todo o tipo de públicos, nomeadamente pessoas com mobilidade condicionada.

“De certa forma, o arquitecto mostra às pessoas o que é que elas têm de ver, o que é que elas têm de sentir... mas também não de uma maneira extremamente autoritária, o arquitecto só mostra aquilo que ele quer e que ele gosta... Isto, claro, dando sempre a possibilidade de as pessoas introduzirem alguma da sua experiência e da sua vivência no próprio espaço”, afirma Carlos Castanheira.

Com aproximadamente 250 metros de extensão e elevado a um máximo de 15 metros, o passadiço encontra-se no Parque de Serralves, respeitando a orografia e a flora. O arquitecto garante que, durante a concepção da estrutura, nenhuma árvore foi removida e utilizaram-se materiais sustentáveis, fazendo o reaproveitamento de madeira reciclada de incêndios e obras.

No País dos Arquitectos é um dos podcasts da Rede PÚBLICO. Produzido pela Building Pictures, criada com a missão de aproximar as pessoas da arquitectura, é um território onde as conversas de arquitectura são uma oportunidade para conhecer os arquitectos, os projectos e as histórias por detrás da arquitectura portuguesa de referência.

Subscreve o podcast No País dos Arquitectos no Spotify, na Apple Podcasts ou em outras aplicações para podcast.

Conhece os podcasts da Rede PÚBLICO em publico.pt/podcasts.

Foto
Sugerir correcção
Comentar