Séries Sem Fim: Lei & Ordem - Unidade Especial é, como um crime passional, um caso de amor e ódio

Há tantas séries novas todos os meses, curtas, de autor, tão exclusivas que são de edição limitada. Ocupam muito espaço, mas há programas que enchem a televisão há décadas. São Séries Sem Fim, como se querem os Verões. Esta impõe Lei & Ordem – Unidade Especial.

Foto
Estreada em 1999, é a série de acção real há mais anos a passar em horário nobre DR

Quando esta série se estreou ainda não tinha acontecido o 11 de Setembro, Mark Zuckerberg estava no liceu e o euro tinha acabado de substituir o escudo nos bolsos dos portugueses. Quando Lei & Ordem: Unidade Especial chegou aos ecrãs, a violência doméstica ainda não era um crime público em Portugal – e ainda hoje se luta para classificar a violação como um crime público –, o processo Casa Pia ainda demoraria uns três anos a colocar a pedofilia na actualidade portuguesa. É precisamente sobre este tipo de crimes que a série que integra o tentacular franchise televisivo de Dick Wolf se debruça, como um equilibrista que olha de cima do arame para um abismo de voyeurismo e justiça social. Estreada em 1999, é a série de acção real há mais anos a passar em horário nobre. De sempre. É também, como um crime passional, um caso de amor e ódio.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar