Estreia tranquila do FC Porto com João Mário em destaque

Com duas assistências do jovem portista, agora adaptado a defesa direito, os “dragões” derrotaram o Belenenses SAD, por 2-0, na 1.ª jornada da I Liga.

Foto
EPA/MANUEL FERNANDO ARAUJO

Sem ter que carregar muito no acelerador, o FC Porto estreou-se neste domingo no campeonato com um triunfo inequívoco e tranquilo. Perante um Belenenses SAD inofensivo, os portistas dominaram por completo o adversário no Estádio do Dragão e o resultado final (2-0) acaba por ser escasso perante a supremacia dos “dragões”.

Num jogo em que Toni Martínez e Luis Díaz fizeram os golos, o destaque vai para João Mário: após uma boa pré-época na posição de defesa direito, o jovem portista foi titular e terminou a partida com duas assistências de qualidade.

Habitualmente conservador e pouco disponível para grandes mudanças tácticas, Sérgio Conceição iniciou a época 2021/22 com o desenho táctico que privilegia (4x4x2), mas com uma novidade enquanto treinador do FC Porto: pela primeira vez, o técnico portista colocou um “reforço” no primeiro “onze” da época.

O privilégio, no entanto, foi dado a um “homem da casa”. Formado no clube, mas dispensado por Conceição em 2019/20, Bruno Costa regressou ao FC Porto depois de passagens bem-sucedidas pelo Portimonense e pelo Paços de Ferreira, e, com a lesão de Grujic e alguns problemas físicos de Uribe, jogou ao lado de Sérgio Oliveira no centro do meio campo.

No resto da equipa, a boa pré-época de Diogo Costa e João Mário valeram aos dois jovens a oportunidade de começarem a I Liga como titulares – Manafá foi suplente -, enquanto no ataque, com Corona ainda a recuperar da participação na Gold Cup, as alas foram entregues a Otávio e Díaz, cabendo a Taremi e Martínez a missão de jogarem próximos dos centrais adversários.

Já com um mau resultado nesta época no currículo – eliminação da Taça da Liga pelo Mafra -, o Belenenses SAD jogou no Dragão com cautelas defensivas, mas no 5x3x2 de Petit havia lugar para dois jogadores de características bem ofensivas (Cassierra e Ndour). A estratégia, no entanto, não resultou.

Com pouca capacidade para esticar a equipa, o Belenenses SAD, por mérito do FC Porto, foi constantemente empurrado para o seu meio-campo e, com naturalidade, o perigo começou a rondar a baliza de Luiz Felipe e, após ameaças de Martínez e de Díaz, foi mesmo o avançado espanhol o primeiro a marcar.

Aos 19’, João Mário colocou a bola à entrada da área, com alguma ingenuidade dos centrais do Belenenses SAD que se preocuparam com uma diagonal de Sérgio Oliveira, deixando Toni Martínez na cara do guarda-redes adversário. Com qualidade e de pé esquerdo, o “29” dos “dragões” aproveitou a benesse para fazer o 1-0.

A vantagem acabou por não fazer bem aos portistas. Depois de uma metade inicial da primeira parte de qualidade, o FC Porto baixou o ritmo após marcar o primeiro golo, permitindo que o Belenenses SAD conseguisse subir ligeiramente no terreno, sem, no entanto, interromper a tarde tranquila de Diogo Costa.

Sem qualquer substituição ao intervalo, a segunda parte começou com uma grande penalidade assinalada pelo árbitro, revertida após Gustavo Correia consultar as imagens e considerar que Díaz simulou a falta. O jogo, no entanto, manteve-se igual.

Sem que o Belenenses SAD mostrasse capacidade para beliscar o domínio do FC Porto, a bola continuou a circular quase sempre perto da baliza de Luiz Felipe e, de forma natural, o segundo golo dos “dragões” surgiu aos 66’. Com João Mário a fazer lembrar Alex Telles - o brasileiro durante várias épocas assumiu-se como melhor assistente dos portistas -, a bola foi cruzada de forma perfeita pelo novo lateral direito dos “azuis e brancos” e Díaz, no segundo poste, desviou de cabeça para o fundo da baliza.

Com dois golos de diferença, o FC Porto conseguia uma margem de segurança que deu conforto aos “dragões” para gerirem os últimos minutos sem qualquer sobressalto, perante um Belenenses SAD que deixou uma imagem demasiado débil.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários