Circulação no Atlântico mostra sinais de estar a chegar a um ponto crítico

Investigador na Alemanha concluiu que o enfraquecimento no último século do principal sistema de circulação do oceano Atlântico deverá estar associado a uma perda da sua estabilidade.

Foto
A circulação termoalina meridional do Atlântico é o principal sistema de circulação no oceano Atlântico Rui Soares/Arquivo

Impressões digitais do principal sistema de circulação do oceano Atlântico mostram que o seu enfraquecimento no último século poderá estar associado a uma perda da sua estabilidade. Mais: num artigo agora publicado na revista Nature Climate Change alerta-se que a designada “circulação termoalina meridional do Atlântico” (AMOC, na sigla em inglês) pode estar a aproximar-se de um ponto crítico em que poderá entrar num colapso. Se isso acontecer, haverá consequências no clima mundial – sobretudo no europeu.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários