László Cseh, um campeão sem ouro

Foi um dos melhores nadadores mundiais dos últimos 15 anos, mas nunca conquistou uma medalha de ouro em Jogos Olímpicos. O culpado tem nome: Michael Phelps.

Foto
Reuters/MOLLY DARLINGTON

László Cseh já era careca quando, com 19 anos, se estreou na piscina olímpica ao ar livre de Atenas 2004. E nesta sexta-feira, em Tóquio, o húngaro era o único dos oito finalistas nos 200m estilos que não tinha touca, por ser o único que não tinha cabelo. Já era uma marca registada, um pormenor diferenciador de Cseh entre os deuses da piscina, um grupo do qual ele fez parte durante década e meia. Foram cinco Jogos Olímpicos para o húngaro e seis medalhas conquistadas. Esteve perto, mas nenhuma foi de ouro. László Cseh teve o azar de nadar as mesmas especialidades e ao mesmo tempo que Michael Phelps.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar