Antoine Launay nas meias-finais de canoagem slalom

Português, de 28 anos, regressa à água na madrugada de sexta-feira.

Foto
Reuters/YARA NARDI

O canoísta português Antoine Launay qualificou-se nesta quarta-feira para as meias-finais da prova de K1 slalom dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao terminar a qualificação no 12.º lugar.

Launay, de 28 anos, alcançou o 10.º tempo na primeira manga, em 95,68 segundos, melhorando o registo na segunda, para 93,5s, então o 11.º melhor tempo, conseguindo uma das 20 vagas nas meias-finais em disputa pelos 24 canoístas presentes.

As meias-finais e a final estão marcadas para sexta-feira, às 14h00 (6h em Portugal)) e 16h (8h), respectivamente, no centro de canoagem slalom de Kasai.

“Pódio. Estou aqui para fazer um pódio. Sei a responsabilidade que coloco em mim, mas é o meu sonho de criança. Vou fazer tudo para isso. Desde 2014 que trabalho para isso, com a ajuda da federação de canoagem. Falta uma manga para atingir a final e aí é arriscar”, confessou o atleta.

O português, nascido em Toulouse, França, vai ter agora de enfrentar um percurso diferente para a próxima fase da prova, “com a certeza de que será, sempre, muito, muito difícil, tanto técnica como fisicamente”. “Os Jogos Olímpicos são mesmo de outro nível. Aqui as ondas são maiores e precisamos realmente de muita força para controlar o barco. Energia extra, que foi o que trouxe para cá”, completou.

No Rio2016, Portugal esteve representado no slalom por José Carvalho, que terminou na nona posição, em C1.

A mais recente presença lusa em K1 slalom remo remonta a Sydney2000, quando Florence Fernandes foi 20.ª e última, depois de ter estado em Atlanta1996, então 22.ª, numa edição que contou também com a participação de Aníbal Fernandes (30.º).

Sugerir correcção
Comentar