Paulo Moura submeteu a Ásia a interrogatório

Cidades do Sol é um livro de viagens atravessado por reportagens. Por isso é também um lugar de reflexão e de algumas ilusões. Esta foi a viagem de um português pela Ásia em busca de utopias.

Foto
Rui Gaudêncio

Paulo Moura (n. 1959) foi durante mais de duas décadas jornalista do PÚBLICO. Durante este tempo, e mais tarde já como repórter freelance, fez reportagens em zonas de crise um pouco por todo o mundo. Muito provavelmente é o único repórter português a ter estado presente em quase todos os acontecimentos que conduziram o mundo ao seu estado actual: da Argélia (1992) à crise dos refugiados líbios na Turquia (2016), Paulo Moura passou pelos conflitos no Iraque, no Kosovo, no Afeganistão, entre muitos outros. Para além das páginas do jornal, disto deu conta em livros como Depois do Fim (Elsinore, 2016) e Uma Casa em Mossul (Objectiva, 2018). Para ele viajar sempre foi sinónimo de investigar, de “submeter o mundo a um interrogatório”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar