Testes PCR: como se comparam os preços de Portugal com os do resto da Europa?

Apesar de os maiores laboratórios particulares do país cobrarem 100 euros por teste, há locais a praticar preços mais baixos. Laboratórios de redes internacionais têm preços mais baixos em outros países europeus do que cá, mas também há diferenças nas formas de cada Estado comparticipar a testagem.

Foto
Europa fora, há preços para todas as carteiras Nelson Garrido

Os testes PCR continuam a ser considerados os testes de referência para o diagnóstico e rastreio da covid-19, apresentando maior fiabilidade e detectando cargas virais menores que os de antigénio. Neste momento, um teste destes é comparticipado a 100% quando prescrito pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), mas para particulares os maiores laboratórios do país cobram 100 euros, com o preço mínimo no mercado a ser de 60 euros (na Cruz Vermelha, por exemplo). Como se comparam estes valores com o mercado europeu?

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 8 comentários