Rio Leça vai ter equipa de guarda-rios ainda este ano

O rio Leça, que nasce no município de Santo Tirso, tem 44,8 quilómetros no seu curso de água principal.

Foto
ADRIANO MIRANDA

O rio Leça, que atravessa quatro concelhos do distrito do Porto, vai ter ainda este ano uma equipa de guarda-rios que irá percorrer e monitorizar o curso de água, devendo a mesma ser constituída por funcionários destes municípios.

A decisão, revelada em comunicado pela Câmara de Matosinhos, foi tomada na quinta-feira na primeira Assembleia Geral da Corredor do Rio Leça, a primeira associação intermunicipal a ter como objectivo a recuperação de um rio e que junta os municípios de Santo Tirso, Valongo, Maia e Matosinhos.

Presidida por Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa, a assembleia geral determinou a constituição, ainda este ano, de uma equipa de guarda-rios que irá percorrer e monitorizar o Leça. Esta equipa, indica a nota à imprensa, será constituída por funcionários dos quatro municípios que integram a associação Corredor do Rio Leça.

Constituída formalmente em Maio deste ano, a Corredor do Rio Leça - Associação de Municípios surgiu com os objectivos da recuperação ecológica do rio e a valorização paisagística, cultural e socioeconómica do território que ele atravessa, desde a nascente até à foz, bem como a promoção de conhecimento, novas oportunidades de mobilidade suave, lazer e estadia ao longo do rio, sensibilização ambiental, valorização do contacto com a natureza, dos serviços de ecossistema e da vida ao ar livre.

O rio Leça, que nasce no município de Santo Tirso, tem 44,8 quilómetros no seu curso de água principal e passa por Refojos de Riba de Ave, Lamelas, Reguenga, Agrela, Água Longa, Alfena, Ermesinde e Maia, até desaguar no Porto de Leixões, em Matosinhos.

A sua bacia hidrográfica, que corresponde à área que é drenada pelo rio Leça e pelos seus afluentes, compreende uma superfície de 190 quilómetros quadrados e é delimitada a norte pela bacia do rio Ave e a sul pela bacia do rio Douro.

Atravessando uma região com intensa actividade industrial, o rio foi ao longo dos anos afectado com vários focos de poluição, que degradou a qualidade das águas e dos sistemas biológicos, chegando a ser apontado como um dos cursos de água mais poluídos da Europa.

Desde 2016 que um grupo de grupo de trabalho, constituído por elementos dos municípios de Matosinhos, Maia, Valongo e Santo Tirso, tem vindo a trabalhar na consolidação, estratégia e definição de um plano para o corredor do Leça.

Em Dezembro de 2020, a Câmara de Matosinhos aprovou, com a abstenção do PSD, a abertura do concurso público para a segunda fase de construção do corredor verde do rio Leça, num valor de cinco milhões de euros.

Esta empreitada, que compreende as pontes de Moreira e Carro numa extensão de sete quilómetros, tem um prazo de execução de 18 meses.

Esta é a primeira de três intervenções previstas, num total de 18 quilómetros, que envolve três fases e um investimento de 19,7 milhões de euros, 85% por fundos comunitários.

Sugerir correcção
Comentar