Ideias inovadoras em biotecnologia podem valer até sete mil euros

Grupo de antigos alunos da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica junta-se à Amyris e lança um concurso na área da inovação em biotecnologia. As candidaturas estão abertas até 22 de Julho. Há 10 mil euros em prémios.

Foto
Goncalo Dias

De uma parceria criada entre antigos alunos da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) com a Amyris, surge pela primeira vez o Amyris Innovation Think Big Award, um prémio que promove a inovação em biotecnologia, através de um “produto ou serviço sustentável, inovador e com benefício para a sociedade em geral”.

Aberto a qualquer pessoa que queira participar, “o Amyris Innovation BIG Impact Award pretende distinguir ideias e projectos de base biotecnológica que desenvolvam produtos ou soluções inovadoras e sustentáveis em diferentes áreas (combater doenças raras e debilitantes, reduzir a pegada ambiental, a produção industrial segura e eficiente, energia limpa, entre outros), tendo potencial para terem um tremendo impacto positivo para a sociedade e para o planeta”, descreve um dos organizadores, Hugo Choupina.

Também Ana Leite Oliveira, co-organizadora e docente da Escola Superior de Biotecnologia da (UCP), refere que “o desafio é grande, mas em Portugal existe capacidade para responder positivamente com muitos e bons projectos”, lê-se em nota de imprensa.

Numa primeira fase, os participantes devem submeter um resumo completo da ideia a pôr em prática através da página oficial do 3.º Fórum de Inovação em Biotecnologia Fostering Smart Innovation Synergies, no qual serão anunciados os vencedores, a 9 de Outubro. Nas fases seguintes, os projectos serão elaborados e apresentados a um júri, que seleccionará os três vencedores.

Para as três melhores ideias do Amyris Innovation BIG Impact Award, os prémios serão monetários. O primeiro lugar receberá sete mil euros, enquanto o segundo e terceiro terão direito a dois mil e mil euros, respectivamente. As candidaturas estão abertas até 22 de Julho, através do formulário disponível na página oficial do evento.

Texto editado por Ana Maria Henriques

Sugerir correcção
Comentar