Devia haver “majoração de pensões” para idosos que fiquem em casa em vez de irem para lares

“Manter as pessoas mais velhas em casa deve ser uma missão política e social para as próximas décadas”, defende António Fonseca, especialista em envelhecimento saudável, que lançou um livro em que mostra boas práticas neste domínio.

Foto
Rui Gaudêncio

“Há uma ideia predominante em Portugal que é perigosa”, a de que “a assistência às pessoas mais velhas se faz sobretudo através das instituições, quando mais de 90% da população portuguesa mais velha envelhece em casa”, diz António Fonseca, psicólogo e consultor da Fundação Gulbenkian para a questão do envelhecimento saudável e activo. No livro “Ageing in place —​ Envelhecimento em Casa e na Comunidade”, que acaba de lançar, o investigador da Universidade Católica do Porto sublinha que temos de deixar de olhar para os lares de idosos como a única resposta possível no envelhecimento, ainda que continue a ser necessária em situações de grande dependência. “Podia pensar-se num sistema em que houvesse majoração da pensão em função da permanência no local da residência, para incentivarmos as pessoas a ficarem em casa”, propõe.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 11 comentários