Bactérias nos pulmões podem ser um marcador para maior risco de infecção respiratória

Equipa de investigadores da Universidade do Minho demonstrou que a população de bactérias que temos nos pulmões pode ser um marcador para detectar uma grave infecção respiratória causada por fungos que tem afectado os doentes com covid-19 em estado crítico.

Foto
Doentes imunodeprimidos em cuidados intensivos correm maior risco de infecções oportunistas Manuel Roberto

Uma equipa de investigadores da Universidade do Minho quis avaliar o contributo da comunidade de bactérias que habita os pulmões para o desenvolvimento de uma infecção causada por um fungo que mata mais de 100 mil pessoas por ano em todo o mundo e que tem uma elevada incidência em doentes em estado grave com covid-19. O artigo publicado na revista Thorax demonstra que a composição desta comunidade de microrganismos (microbioma) nos pulmões determina o prognóstico desta infecção oportunista, a aspergilose pulmonar invasiva (API).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar