IPMA coloca nove distritos sob aviso amarelo até às 18h devido ao calor

O aviso, que vigora até às 18h30 deste sábado, aplica-se aos distritos da Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Lisboa, Évora, Setúbal, Beja e Faro.

Foto
Paulo Pimenta

Nove distritos de Portugal continental estão este sábado sob aviso amarelo, devido à previsão de tempo quente, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso, que vigora até às 18h30, aplica-se aos distritos da Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Lisboa, Évora, Setúbal, Beja e Faro.

O aviso do IPMA para estes distritos alerta para “persistência de valores elevados da temperatura máxima”. Em Lisboa, a máxima deve chegar aos 37 graus, enquanto em Setúbal pode mesmo atingir os 40 graus e em Santarém ultrapassar os 40. 

A costa sul da ilha da Madeira também está sob aviso amarelo, pelo menos durante a manhã, devido à previsão de vento forte, com rajadas da ordem de 70 km por hora nos extremos leste e oeste.

O aviso amarelo é o terceiro mais grave da escala e significa que existem riscos para determinadas actividades.

Para sábado, o IPMA prevê no continente tempo quente com céu pouco nublado ou limpo, vento por vezes forte na faixa costeira ocidental e subida da temperatura, em especial da máxima, nas regiões do centro e sul.

As temperaturas máximas hoje deverão oscilar entre os 42ºC em Évora e os 25ºC em Viseu, ao passo que as temperaturas mínimas vão andar entre os 25ºC em Portalegre e os 12ºC em Leiria.

Este episódio de calor será temporário, uma vez que, no domingo e segunda-feira, a entrada de ar marítimo originará uma descida gradual da temperatura máxima, a estender-se do litoral para o interior.