Portugal na Cimeira de Luanda da CPLP com Marcelo, Costa e Santos Silva

Fortalecer a cooperação económica e empresarial em tempo de pandemia é o lema da reunião.

Foto
Presidente da República durante a visita à Guiné-Bissau LUSA/JOSÉ SENA GOULÃO

Portugal vai estar representado na XIII Cimeira da CPLP, em Luanda, pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pelo primeiro-ministro, António Costa, e pelo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Numa nota divulgada esta sexta-feira, a Presidência da República confirma que Marcelo Rebelo de Sousa vai participar na XIII Conferência de chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), entre 16 e 17 de Julho em Luanda, que assinala a celebração do 25º aniversário da organização.

“Acompanham o Presidente da República nesta deslocação a Angola o primeiro-ministro, António Costa, e o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santo Silva”, lê-se na mesma nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet.

De acordo com a nota, “o Presidente da República tem previstos encontros bilaterais com alguns dos seus homólogos de outros Estados-membros da CPLP”, não especificados, à margem desta conferência.

A Cimeira de Luanda é dedicada ao tema “Fortalecer e Promover a Cooperação Económica e Empresarial em Tempos de Pandemia, em prol do Desenvolvimento Sustentável dos Países da CPLP”.

A Assembleia da República já tinha aprovado, há uma semana, a deslocação do chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, a Luanda, para participar na Cimeira da CPLP, com escalas em São Tomé e Príncipe e em Cabo Verde, de 15 a 19 de Julho.

A XIII Conferência de chefes de Estado e de Governo da CPLP, que marca a passagem da presidência rotativa desta comunidade de países de Cabo Verde para Angola, decorrerá em formato presencial. Quando visitou a Guiné-Bissau, em Maio passado, Marcelo Rebelo de Sousa disse esperar que a sua ida a Bissau contribuísse para uma Cimeira da CPLP com todos os chefes de Estado presentes em Luanda, referindo que isso não tem acontecido.

Portugal tem-se feito representar ao mais alto nível nas cimeiras da CPLP, por regra, com a presença conjunta do Presidente da República e do primeiro-ministro.

Criada há 25 anos, a CPLP tem actualmente nove Estados-membros: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Guiné Equatorial - cuja adesão, em 2014, criou polémica.

Sugerir correcção
Comentar