A Madeira é a região do país com a melhor taxa de vacinação contra a covid-19?

As declarações foram feitas pela deputada do PSD Rubina Leal.

Foto

A Frase

“A Madeira é a região do país com a melhor taxa de vacinação”

Rubina Leal, deputada do PSD na Assembleia Legislativa da Madeira

O contexto

A deputada intervinha esta terça-feira num debate na Assembleia Legislativa da Madeira em que realçou que a região “tem mais de 209 mil vacinas administradas” e que “tem demonstrado vencer a batalha de conter a pandemia”, destacando a recente visita do responsável da task force da vacinação, Henrique Gouveia e Melo, ao arquipélago. “A Madeira tem superado e conseguido a conter este problema e salvaguardar a vida humana”, disse, acrescentando que “os idosos entre os 70 e 85 anos já foram todos vacinados”.

Os factos

De acordo com o relatório da vacinação divulgado esta terça-feira pela Direcção-Geral da Saúde, já tinham sido inoculadas nesta região 209.905 vacinas, sendo que 50% da população já tem uma dose e 35% da população já tem a vacinação completa.

Olhando para as outras regiões, verifica-se que o Alentejo já tem 57% com a primeira dose e 37% com a vacinação completa. A região centro conta com 56% da população com uma dose e 35% com duas doses. O Algarve, por exemplo, tem 51% da população com uma dose e 29% com vacinação completa.

Em resumo

Não é, portanto, verdade que a Madeira seja a região com a melhor taxa de vacinação. Nos dois critérios (primeira dose e vacinação completa) está claramente atrás da região do Alentejo. No critério de primeira dose, está atrás de regiões como o Centro (56%) e até mesmo Lisboa (51%).

Sugerir correcção
Comentar