Proibição de uso de plástico nos restaurantes e comércio entra em vigor esta quinta-feira, mas não tem de ser cumprida já

Documento colocado em discussão pública apontava o dia 1 de Julho para a sua entrada em vigor. Versão final não foi ainda publicada em Diário da República, mas associações de defesa do ambiente já deixam críticas ao que foi tornado público.

Foto
Jeffrey Greenberg/Universal Images Group via Getty Images

Esperava-se que o dia 1 de Julho seria aquele em que entraria em vigor o decreto-lei que transpõe para a legislação nacional a directiva europeia sobre o plástico de uso único, porque era essa a data que constava da versão do documento colocada em discussão pública, mas este ainda não foi aprovado, confirmou ao PÚBLICO fonte do Ministério do Ambiente e da Acção Climática (MAAC), pelo que o que ali será definido terá de esperar um pouco mais. O que, segundo a mesma fonte, entra em vigor esta quinta-feira são outras peças legislativas que se relacionam com esta temática e que determinam, por exemplo, o fim do uso de utensílios de plástico nos espaços de restauração e comércio e a possibilidade de as pessoas poderem passar a consumir água da torneira de forma gratuita, nos restaurantes, bares e cafés, em copos reutilizáveis. Mas um destes documentos poderá ser revogado mal entre em vigor a transposição da directiva comunitária. Confuso? 

Sugerir correcção
Ler 2 comentários