A Serie A virou-se para a baliza

O velho estereótipo fala-nos de um futebol italiano organizado, calculista e tacticamente rigoroso. Mas a tendência recente mostra uma realidade diferente: na Europa, ninguém marcou tantos golos como as equipas da Serie A.

Foto
Cristiano Ronaldo foi o melhor marcador da época na Série A Reuters/MASSIMO PINCA

Na temporada 2020/21, a Serie A italiana foi a grande Liga europeia com melhor média de golos marcados. E este feito não é fruto do acaso: com um novo foco na prospecção de talentos, treinadores que arriscam mais e uma noção de espectáculo que privilegia os jogadores que pensam o jogo e acarinha os avançados, o futebol italiano está a mudar o seu paradigma e a olhar cada vez mais para as balizas adversárias. Com resultados evidentes na popularidade do seu principal campeonato, maior visibilidade dos clubes e uma selecção recheada de talentos.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar