A forma como lidamos com o oceano ainda não cumpre os objectivos da ONU

Instituto Nacional de Estatística olhou para o modo como o país se tem portado no cumprimento dos 17 objectivos definidos na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e concluiu que estamos a progredir bem em quase todos eles, mas não demonstramos ainda saber o que fazer com o oceano.

Foto
Há falta de informação sobre como gerimos os oceanos, e a que existe não permite dar uma avaliação positiva Daniel Rocha

Portugal conseguiu, nos últimos anos, uma evolução favorável em praticamente todos os 17 objectivos definidos na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, com a excepção de um. O objectivo 14.º, dedicado a “Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável” é o único em que a evolução dos diferentes indicadores é tão díspar que não permite inclui-lo entre os que tiveram uma evolução favorável ou atingiram a meta de cumprimento de 50% ou mais de indicadores. E quando se olha apenas para o último ano, a situação não melhora.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar