Eis Grace, a robô profissional de saúde que a covid-19 criou

A semelhança de Grace com um profissional de saúde e a sua capacidade de interacção social visa aliviar o fardo do pessoal hospitalar na linha de frente, sobrecarregado com a pandemia.

Foto
Reuters/JOYCE ZHOU

A equipa de Hong Kong por detrás do famoso robô humanóide Sophia está a lançar um novo protótipo, Grace, destinado ao mercado dos cuidados de saúde e concebido para interagir com os idosos e as pessoas em isolamento devido à pandemia de covid-19. 

Vestida com um uniforme azul de enfermagem, Grace tem feições asiáticas, cabelo castanho pelos ombros e uma câmara térmica no peito para medir a temperatura e a capacidade de resposta do interlocutor. Recorre à inteligência artificial para diagnosticar um paciente e pode falar inglês, mandarim e cantonês.

“Posso visitar pessoas e alegrar o dia delas com alguns estímulos sociais... mas também posso fazer terapia de conversação, leituras biológicas e ajudar os prestadores de cuidados de saúde”, disse Grace à Reuters ao lado da sua “irmã” Sophia, no laboratório da Hanson Robotics, em Hong Kong.

Joyce Zhou/Reuters
Joyce Zhou/Reuters
Fotogaleria
Joyce Zhou/Reuters

A semelhança de Grace com um profissional de saúde e a sua capacidade de interacção social visa aliviar o fardo do pessoal hospitalar na linha de frente, sobrecarregado com a pandemia, disse o fundador David Hanson.

“Uma aparência humana facilita a confiança e propicia um envolvimento mais natural porque estamos ‘programados’ para as interacções humanas cara a cara”, disse Hanson, explicando como Grace pode simular a acção de mais de 48 músculos faciais e tem um comportamento reconfortante concebido para se parecer um pouco com personagens de anime, muitas vezes uma fusão de estilos asiáticos e ocidentais.

A Awakening Health pretende produzir uma versão beta de Grace até Agosto, disse David Lake, chefe executivo da joint-venture entre a Hanson Robotics e o Singularity Studio, e há planos para a plena implementação no próximo ano em locais como Hong Kong, China continental, Japão e Coreia. O custo de fabrico dos robôs, agora semelhante ao preço dos carros de luxo, irá diminuir assim que a empresa estiver a fabricar dezenas ou centenas de milhares de unidades, acrescentou Hanson.

Foto
Joyce Zhou/Reuters

O impacto global do novo coronavírus tornou urgente a necessidade de robôs humanóides como Grace, disse Kim Min-Sun, professora de Communicology na Universidade do Havai. Presas em casa durante os confinamentos da covid-19, muitas pessoas viram a sua saúde mental afectada com pensamentos negativos. “Se conseguirem ter ajuda através da implantação destes robôs sociais em ambientes íntimos, certamente que isso terá um impacto positivo na sociedade”, disse.

Sugerir correcção
Comentar