País volta a desconfinar a dois ritmos (mas já há planos até final de Agosto)

O Governo anunciou nesta quarta-feira quais as próximas fases de desconfinamento. Novos alívios chegam a 14 de Junho, são reforçados a 28 de Junho e prolongam-se até ao final de Agosto. Mas há regras que não mudam: o uso obrigatório de máscara é para manter.

Foto
O primeiro-ministro apresentou o plano de desconfinamento preparado para o Verão e elogiou o ritmo de vacinação LUSA/ANTÓNIO PEDRO SANTOS

Um mês depois de a maior parte do país ter entrado no patamar mais avançado do desconfinamento, o Governo volta a anunciar novas fases de reabertura da economia. E ainda não é desta que Portugal vai avançar todo ao mesmo ritmo. As novas regras serão sentidas a dois tempos (primeiro a 14, depois a 28 de Junho) e terão critérios diferentes nos concelhos de baixa densidade populacional. As novidades ― que incluem o regresso de espectadores a recintos desportivos e o alargamento do horário de funcionamento dos restaurantes chegam cinco dias após a audição dos epidemiologistas no último encontro no Infarmed e confirmam algumas das indicações dadas pelos peritos, nomeadamente a manutenção do modelo da matriz de risco de covid-19, como o PÚBLICO avançou.