Distribuir pensos e tampões nas escolas pode ajudar a combater a pobreza menstrual — e o estigma

Portugal deveria seguir o exemplo de outros países e distribuir gratuitamente produtos de recolha menstrual nas escolas? A 28 de Maio assinala-se o Dia Internacional da Higiene Menstrual, que apresenta mais desafios do que “lavar e trocar produtos”.

Foto
Annika Gordon

“Como lidar com a menstruação na escola (com imagens)” surge no topo das pesquisas do Google para jovens que tentam perceber o que fazer quando têm o período no sítio onde passam grande parte do dia. “Alguma coisa se passa com as casas de banho das escolas”, comenta a sexóloga Vânia Beliz: “Uma das queixas que existem com muita frequência nas escolas a que vou é não existirem condições. Não há papel, não há sabão para as mãos, os autoclismos não funcionam ou as portas não têm trinco.”

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários