Sai Andrea Pirlo, regressa Allegri para treinar a Juventus

Contrato, que durava até 2022, foi interrompido, depois de uma época de desilusão para os “bianconeri”. Massimiliano Allegri é o senhor que se segue.

Foto
Massimiliano Allegri LUSA/PETER POWELL

Andrea Pirlo deixou o comando técnico da Juventus. Depois de uma primeira época como treinador em que falhou os principais objectivos, o antigo médio italiano abandona o cargo, sendo substituído por um velho conhecido: Massimiliano Allegri está de regresso a uma casa que frequentou durante cinco anos.

"Obrigado, Andrea. Estas são as primeiras palavras que devemos dizer no final desta experiência especial que vivemos em conjunto”, refere o clube, numa nota de despedida publicada no site oficial, destacando a “coragem” do antigo internacional italiano e “um símbolo do futebol”, em assumir o comando da equipa, num contexto de pandemia de covid-19 em que foi “necessário inventar regras, dia após dia”.

A verdade é que a Juventus 2020-21, liderada por Pirlo desde Agosto de 2020 (e com contrato até 2022), acabou por ser uma tremenda desilusão, apesar da conquista da Supertaça (triunfo sobre o Nápoles) e, mais recentemente, da Taça de Itália (vitória sobre a Udinese).

Depois de nove títulos consecutivos de campeões nacionais, os “bianconeri” acabaram a Série A no quarto lugar, a 13 pontos do vencedor, o Inter de Milão. Na Liga dos Campeões, não foram além dos oitavos-de-final, eliminatória em que foram afastados pelo FC Porto.

A solução encontrada pela direcção do clube foi o regresso de Allegri, técnico que orientou a equipa entre 2014 e 2019, conquistando um pentacampeonato, a que somou quatro Taças de Itália e duas Supertaças italianas. Aos 53 anos, o técnico nascido em Livorno chega com o objectivo de devolver a “vecchia signora” aos títulos.

“Estamos prontos para recomeçar com Allegri, para construir o futuro juntos. Com o enorme profissionalismo, força moral, ideias brilhantes de um técnico capaz de relançar as cartas, dentro e fora de campo”, escreveu a direcção da Juventus, em comunicado.

Sugerir correcção
Comentar