Câmara das Caldas da Rainha vacina gratuitamente cães de associações locais

Está a decorrer uma acção de vacinação, desparasitação e colocação de microchips, a custo zero, para todos os cães de duas associações de protecção animal das Caldas da Rainha.

Foto
Município das Caldas da Rainha

A Câmara Municipal das Caldas da Rainha está a vacinar e desparasitar gratuitamente todos os cães de duas associações locais: a Rede Leonardo e a Caldas da Rainha Associação Protectora dos Animais Abandonados (CRAPAA). 

Durante oito semanas, os serviços veterinários da autarquia vão administrar as vacinas anti-rábica, esgana, hepatite, parvovirose e leptospirose a todos os animais que precisem. A acção inclui também desparasitação, colocação de microchips e registo no Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC). 

A campanha surge para ajudar a suportar os custos e despesas destas associações de protecção animal, podendo abranger até 200 animais, segundo estatísticas da autarquia.​ “É uma acção excelente, uma ideia que já tardava”, diz Ana Paula Tavares, da Rede Leonardo, ao P3. 

Foto
Município das Caldas da Rainha
Foto
Município das Caldas da Rainha

A autarquia assume ainda o compromisso de alargar a acção até ao final do ano, se necessário. “A questão passa mesmo por conseguirmos contribuir, conseguirmos ajudar com a despesa”, esclarece a veterinária municipal Daniela Calado.

Ao abrigo da CRAPAA estão 53 cães, a maioria dos quais já vacinados, desparasitados, esterilizados e com microchip. No âmbito desta acção serão agora administradas 14 vacinas anuais e 13 vacinas contra a raiva e colocados oito microchips.

Texto editado por Amanda Ribeiro