Nuno Espírito Santo vai deixar comando técnico do Wolverhampton

Treinador português fará no domingo a última partida como treinador dos “wolves”.

Foto
Reuters/Jason Cairnduff

Entrou em contagem decrescente a aventura de Nuno Espírito Santo no Wolverhamtpon. O clube inglês anunciou, nesta sexta-feira, que o treinador português fechará o ciclo no próximo domingo, diante do Manchester United. São quatro anos de trabalho que chegam ao fim e uma nova porta que se abre na carreira do técnico.

“Os wolves podem confirmar que o treinador principal Nuno Espírito Santo vai deixar o clube, por mútuo acordo, após o jogo de domingo, com o Manchester United”, informa o comunicado emitido pelo clube, numa referência ao encontro da última jornada da Premier League, que já há semanas viu o Manchester City sagrar-se campeão.

Em quatro anos no Estádio Molineux, o antigo guarda-redes apresenta no palmarés a conquista da II divisão inglesa (o Championship), à qual juntou dois sétimos lugares no escalão principal. Isto, a nível interno. Nas provas da UEFA, o Wolverhampton chegou, sob o comando de Nuno Espírito Santo, aos quartos-de-final da Liga Europa.

“Desde o dia em que chegámos, a ambição era conseguir uma mudança positiva e levar este clube para a frente. Estou orgulhoso por dizer que o fizemos todos os dias. Conseguimos os nossos objectivos, fizemo-lo com paixão e juntos”, declarou o técnico, citado Wolverhampton, que nesta temporada ocupa a 12.ª posição na Liga.

Nuno Espírito Santo, o quinto técnico com maior longevidade no clube desde a II Grande Guerra, agradeceu “aos adeptos” e aos habitantes da cidade, mas também à equipa técnica e a todo o “staff”, reservando uma última palavra para “todos e cada um dos jogadores”, pela “lealdade, dedicação, trabalho e talento”.

“Domingo, será um dia muito emocional, mas estou tão feliz que os adeptos possam regressar ao Molineux e que possamos partilhar um último momento especial juntos”, acrescentou o técnico, que tem a promessa de uma despedida “adequada” por parte de Jeff Shi, director executivo do clube, que se referiu ao português como "alguém que ficará para sempre como parte importante da história do Wolverhampton”.

Aos 47 anos, Nuno Espírito Santo fica livre para abraçar um novo projecto. Depois de ter iniciado a carreira como técnico principal no Rio Ave (2012-2014), passou pelos espanhóis do Valência (2014-15) e pelo FC Porto (2016-17), antes de chegar a Inglaterra.

Numa altura em que a renovação de Sérgio Conceição pelo FC Porto não está acertada, e com Pinto da Costa a prometer novidades sobre o tema para este final da época, o nome de Nuno Espírito Santo vem à baila como um dos possíveis substitutos do actual técnico dos “dragões”, caso se confirme a saída.

Sugerir correcção
Comentar