Temperaturas podem chegar aos 33 graus, mas só no Sul do país

O Baixo Alentejo e o Algarve vão ser as regiões onde se vai sentir o tempo mais quente. Influências meteorológicas diferentes explicam o tempo mais fresco a norte.

Foto
Paulo Pimenta

É já a partir desta sexta-feira que as temperaturas vão subir, mas só a sul do rio Tejo. Isto porque, segundo Ângela Lourenço, meteorologista do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera), em termos de temperaturas “o país estará dividido ao meio”.

As regiões mais a norte “vão sofrer uma maior influência das ondulações frontais” e o tempo será mais fresco, com probabilidade de chuva na zona do Minho, Douro litoral e nos distritos de Aveiro e Vila Real. 

O Sul estará sob influência do anticiclone dos Açores e o tempo vai ser mais quente, com temperaturas de Verão já a sentir-se nesta sexta-feira. O IPMA prevê 28ºC para Faro e 27ºC para Beja. Para o fim-de-semana, Faro vai chegar aos 32ºC e Beja aos 29ºC.

As temperaturas elevadas prolongam-se durante a semana. Quinta-feira vai ser o dia mais quente, com Beja a chegar aos 33ºC.

Para Lisboa está previsto que as temperaturas oscilem entre os 24ºC para sábado, e 28ºC para quinta-feira. No Porto, o tempo será mais fresco. Para sábado estão previstos 17ºC, e 22ºC para quinta-feira.

Texto editado por Mariana Adam