PGR abre inquérito sobre agressão a repórter da TVI

Repórter de imagem da TVI foi vítima de agressões no exterior do estádio do Moreirense. Rui Rio critica inacção da GNR.

Foto

A Procuradoria-Geral da República (PGR) abriu nesta terça-feira um inquérito para apurar os factos relativos às agressões de que foi alvo o repórter de imagem da TVI Francisco Ferreira, após o jogo entre o Moreirense e o FC Porto, respeitante à 29.ª jornada da Liga.

O encontro realizado no Parque de Jogos Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos, na noite de segunda-feira, terminou com contestação de vários elementos do FC Porto dentro do relvado e também com um incidente já no exterior do estádio.

No final da partida, quando o presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, se aproximou dos repórteres de imagem presentes no local, o agente de jogadores Pedro Pinto agrediu um operador da TVI, tendo as imagens do incidente sido registadas em vídeo.

A agressão já foi condenada, entretanto, por diferentes instâncias do futebol nacional, desde a Federação Portuguesa de Futebol à Liga de Futebol Profissional, passando por clubes como o Sporting e o Benfica, tendo também merecido total repúdio da TVI e do sindicato de jornalistas.

Governo realça “crime público"

O Governo também já tomou posição entretanto, pela voz do ministro da Educação, que tem também a tutela da Juventude e do Desporto. “O que aconteceu é altamente condenável, absolutamente reprovável e tem a nossa veemente condenação. Toda a violência o tem, seja ela física, verbal ou de outra natureza. Obviamente que a um jornalista toma outra figura: é um crime público, que deve ser punido em termos disciplinares e contra-ordenacionais, e, no plano da justiça, terá de haver uma actuação inequívoca para que nunca mais volte a acontecer algo desta natureza”, reagiu Tiago Brandão Rodrigues.

A Associação Nacional de Agentes de Futebol (ANAF) condenou igualmente “toda e qualquer forma de violência no desporto e fora dele”. “Os espectáculos desportivos devem ser momentos de paixão pelo jogo e locais onde todos possam aceder de forma segura e exercer as suas funções em boas condições e em liberdade”, pode ler-se num curto comunicado.

Ao início da noite, foi o presidente do PSD, Rui Rio, que se pronunciou sobre o incidente. “Se o relato da TVI é rigoroso, então, a inacção dos elementos da GNR é intolerável. Ver um bandalho a agredir um cidadão e não interferir de imediato para o evitar - agravado com o facto de se tratar de um crime público - exige um processo de averiguações. Tem de haver ordem!”, escreveu no Twitter.

Sugerir correcção
Ler 10 comentários