Carolina João garante mais uma presença olímpica para Portugal

A velejadora portuguesa assegurou nesta quarta-feira um lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio na classe ILCA 6.

Foto
Carolina João em Vilamoura João Costa Ferreira

Carolina João garantiu nesta quarta-feira, em Vilamoura, mais uma vaga olímpica para Portugal através da vela. A velejadora está a disputar no Algarve a qualificação olímpica europeia e já assegurou um lugar entre a frota de ouro, o que garante a Portugal, a par de Israel, um dos dois lugares que estavam em disputa na classificação feminina ILCA 6 (nova denominação da classe laser radial).

A velejadora da Amadora ocupa actualmente a 43.ª da geral, com 90 pontos, sendo apenas superada na luta por um lugar em Tóquio pela israelita Shay Kakon. Para além de Portugal e de Israel, mais seis países (Eslovénia, Roménia, Letónia, Republica Checa, Ucrânia e Bulgária) estavam também na disputa pelo apuramento olímpico na classe.

Após garantir o passaporte para o Japão, Carolina João disse estar “muito contente por ter conseguido a vaga olímpica, principalmente a meio da prova”: “Consegui resolver o objetivo principal, agora, nas finais, é dar o meu melhor e tentar subir sempre na qualificação.”

A atleta do Sport Algés e Dafundo reconheceu que nesta quarta-feira teve “um dia mau”, com “muitos saltos e diferenças de pressão”, mas, ainda assim, mostrou-se aliviada por ser possível “celebrar” já o apuramento.

Na classificação feminina da competição ILCA 6, a dinamarquesa Anne-Marie Rindom tem dominado, enquanto a francesa Marie Barrue subiu nesta quarta-feira ao 2.º lugar e a japonesa Manami Doi fecha o pódio em Vilamoura.

Para além de Carolina João, que é a melhor portuguesa no 43.º lugar, estão também a competir no Algarve Mafalda Pires de Lima (48.º), Leonor Dutra (85.º) e Federica Franchi (88.º) num total de 89 velejadoras.

A boa prestação de Carolina João em Vilamoura reforça para cinco o número de atletas nacionais da vela com presença garantida no Japão, depois de Jorge Lima e José Costa terem garantido uma vaga na classe 49er, e Diogo Costa e Pedro Costa na classe 470.

Sugerir correcção
Comentar