Ocean Race Europe passará por Cascais no início de Junho

A organização da competição de vela anunciou nesta terça-feira as datas das três regatas da prova.

Foto
O VO65 da Mirpuri Foundation Racing Team DR

A organização da primeira edição da Ocean Race Europe, onde Portugal estará representado por um barco (Racing For The Planet) três velejadores (Mariana Lobato, Bernardo Freitas e Frederico Melo), anunciou nesta terça-feira as datas das três regatas da competição de vela, que contará com barcos das classes VO65 e IMOCA 60. Cascais será, no início de Junho, o porto de abrigo da frota no final da primeira ligação.

Com o início da Ocean Race adiado por 12 meses - Outubro de 2022 é agora a data definida para a partida -, a organização da antiga Volvo Ocean Race, a mais longa e difícil prova de circum-navegação de vela por equipas, anunciou em Outubro do ano passado que iria estrear uma versão europeia da regata.

Foto

A edição inaugural da Ocean Race Europe marcará o início de um ciclo de dez anos, com as próximas três edições da Ocean Race agendadas para 2022/23, 2026/27 e 2030/31 - a versão intercontinental será intercalada com a prova na Europa.

A regata europeia terá o seu início a 19 de Maio, na cidade francesa de Lorient, seguindo depois a frota para Cascais. Para 5 de Junho está prevista a realização da “coastal race” ao largo da cidade portuguesa, seguindo, no dia seguinte, a frota para Alicante, onde vai terminar a segunda etapa.

A última perna da Ocean Race Europe vai começar a 13 de Junho e ligará o sul de Espanha a Génova, que recebe o final da prova.

Cada etapa offshore deverá ter a duração de três ou quatro dias, dependendo da distância e das condições meteorológicas, e as frotas dos VO65 e dos IMOCA competirão em divisões separadas.

Antes da partida dos veleiros de Lorient rumo a Cascais, quatro das equipas da classe VO65 vão participar num prólogo no Norte da Europa, que terá paragens em Klaipeda (Lituânia), Gdynia (Polónia) e Estocolmo (Suécia).