UEFA castiga Kudela com 10 jogos de suspensão por atitude racista

Central checo vai falhar o Euro 2020. Glen Kamara, autor da queixa durante o Rangers-Slavia, suspenso por três partidas por agressão.

Foto
Stringer/Reuters

O defesa do Slavia de Praga Ondrej Kudela foi castigado com dez jogos de suspensão por “comportamento racista” num jogo dos 16 avos-de-final da Liga Europa. O anúncio da sanção foi feito nesta quarta-feira pela UEFA, depois de uma investigação levada a cabo pelo Comité de Ética e Disciplina no seguimento do incidente registado em Glasgow, a 18 de Março.

Nessa partida, que ditaria o afastamento do Rangers da competição, Glen Kamara protagonizou com Kudela um incidente que gerou uma confusão generalizada e se prolongou ao túnel de acesso aos balneários. O médio da equipa escocesa acusou o central checo de lhe ter dirigido um insulto de carácter racista, que considerou “deliberado e premeditado”, tendo feito queixa imediata à equipa de arbitragem.

Ondrej Kudela viria a reconhecer ter usado palavras mais ríspidas, mas sempre rejeitou que tivessem carga xenófoba e, por isso, mostrou-se “surpreendido” com a decisão da UEFA, alegando, pela voz dos seus advogados, que os investigadores não recolheram qualquer prova convincente de conduta racista.

No seguimento deste desaguisado, o médio finlandês do Rangers foi também alvo do Comité de Disciplina da UEFA, tendo sido castigado com três jogos de suspensão, por agressão a outro jogador. Isto porque o Slavia de Praga se queixou também de que Kudela foi agredido com murros na cabeça depois da partida.

O presidente do Slavia de Praga já fez saber, de resto, que vai respeitar o veredicto: “Ondrej Kudela não deveria ter abordado o adversário. Lamento-o profundamente e peço desculpa a Glen Kamara por uma situação que causou natural transtorno, a ele e aos colegas, assim como a todos os elementos ligados ao Slavia e ao Rangers”, afirmou Jaroslav Tvrdik, no site do clube.

Kudela, porém, não vai apenas desfalcar o Slavia nas próximas semanas. Este castigo é extensível à selecção nacional, o que significa que o central de 34 anos, que tem oito internacionalizações A, vai falhar os jogos da República Checa no Euro 2020.

Sugerir correcção
Comentar