Historiadora Laura Castro nomeada directora regional de Cultura do Norte

Professora e historiadora de arte substitui no cargo António Ponte, que entretanto foi dirigir o Museu Nacional de Soares dos Reis.

Foto
Laura Castro DR

A historiadora de arte, professora e investigadora Laura Castro foi nomeada para o cargo de directora regional de Cultura do Norte, revelou à agência Lusa esta segunda-feira fonte do Ministério da Cultura (MC). De acordo com a mesma fonte, a secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, designou Laura Castro para o cargo de directora regional de Cultura do Norte, num despacho de nomeação que produz efeitos a partir de 19 de Abril.

Laura Castro irá ocupar o lugar do anterior director regional de Cultura do Norte, o museólogo António Ponte, seleccionado em Fevereiro deste ano, num concurso internacional, para a direcção do Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto.

Laura Lucinda de Oliveira Castro é doutorada em Arte e Design pela Universidade do Porto (UP) - Faculdade de Belas Artes (2010), mestre em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (1993), e licenciada pela UP - Faculdade de Letras. É também professora na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, da qual foi directora entre 2013 e 2017, e investigadora do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes da mesma escola, indicam os dados biográficos do MC.

Entre o início da década de 90 e o ano de 2006 trabalhou na Câmara Municipal do Porto e colaborou com a Câmara Municipal de Matosinhos. É membro da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) e da Associação Portuguesa de Historiadores de Arte (APHA), a cuja direcção pertenceu entre 2005 e 2009. É também membro do conselho de fundadores do Lugar do Desenho - Fundação Júlio Resende, e pertenceu ao conselho de administração desta instituição entre 2009 e 2014, e entre 2019 e 2020. Foi também presidente da direcção do Círculo de Cultura Teatral/Teatro Experimental do Porto, entre 2015 e 2020.

Sugerir correcção
Comentar