Morcegos no Alviela

Abrigo de morcegos nas grutas do Alviela (Alcanena)

O Observatório dos Morcegos Cavernícolas do Centro Ciência Viva do Alviela instalou várias câmaras de infravermelhos na gruta da Lapa da Canada para acompanhar diferentes espécies de morcegos. Nesta câmara vemos um plano mais aberto deste abrigo situado nas grutas do Alviela, que é uma das maternidades de morcegos cavernícolas mais importantes do país. 

A galeria que está vigiada 24 horas por dia é utilizada por 12 espécies diferentes de morcegos – nove classificadas como “ameaçadas”. Entre Março e Outubro, a época de reprodução, a Lapa da Canada chega a albergar mais de cinco mil morcegos das 12 espécies. Os nascimentos ocorrem nos meses de Abril, Maio e Junho.

É nesta gruta que se encontra a colónia do morcego-lanudo mais importante de Portugal. Além desta espécie, a gruta serve de abrigo ao morcego-de-peluche, ao morcego-rato-grande, ao morcego-de-ferradura-mediterrânico, ao morcego-de-ferradura-grande, ao morcego-de-ferradura-pequeno, ao morcego-rato-pequeno, ao morcego-de-franja, ao morcego-de-bechstein, ao morcego-de-ferradura-mourisco, ao morcego-hortelão e ao morcego-de-água.