Câmara de Gondomar suspende construção de hotel em Valbom

A decisão de interromper “preventivamente” os trabalhos foi anunciada esta sexta-feira e vem na sequência de um comunicado da CCDR-N que admite ter havido “um erro material de análise” no parecer favorável emitido em 2008. O terreno em causa, em Ribeira de Abade, Valbom, encontra-se parcialmente em Reserva Ecológica Nacional (REN).

Foto
Rui Oliveira

A Câmara Municipal de Gondomar (CMG) decidiu suspender “preventivamente” os trabalhos de construção de um hotel na linha marginal de Ribeira de Abade, Valbom, depois de a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) ter reconhecido, em comunicado emitido esta quinta-feira, que “possa ter havido lugar a um erro material de análise da interferência [da obra] na área de REN” no parecer favorável emitido em 2008 e que levaram à aprovação do licenciamento do projecto. A paralisação da obra foi anunciada esta sexta-feira pelo presidente da autarquia, Marco Martins, em conferência de imprensa. “Perante esta posição, 13 anos depois, pelas entidades competentes, a Câmara não podia ficar indiferente”, declarou. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar