Bancos compensam travão parlamentar no MB Way com subida de comissões

Várias instituições financeiras aumentaram custos em 2021, incluindo nas transferências online, depois dos limites impostos pelo Parlamento. A desproporcionalidade das comissões está a agravar-se, como cobrar seis ou até 12 euros para levantar dinheiro ao balcão.

Foto
Rui Gaudêncio

O ano de 2021 arrancou com uma redução significativa das comissões cobradas nas transferências por MB Way – que, depois de nascerem gratuitas e passarem a ter custos, foram travadas pelo Parlamento a partir de Janeiro. Mas esta limitação, feita através de uma intervenção legislativa, das comissões nas operações realizadas através da aplicação para telemóveis (e de outro tipo de serviços) foi imediatamente compensada ou mesmo antecipada pela criação ou agravamento de outros custos bancários. É o caso das transferências realizadas pela Internet, que em 2021 já foram agravadas por dois grandes bancos, numa altura em que as compras online ganham cada vez maior relevância.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 52 comentários