Jogadoras de futebol duplicam, mas podiam ser muitas mais

Estudo do recém-criado Portugal Football Observatory aponta caminhos para o aumento do número de praticantes, que cresceu 334% no escalão de sub-15. O clube GD da Ilha, de Pombal, é um (bom) exemplo.

Foto
Futebol feminino tem um enorme potencial de crescimento em Portugal e está a atrair cada vez mais jovens LUSA/ANTÓNIO COTRIM

No Verão de 2019, o Grupo Desportivo (GD) da Ilha, uma freguesia do concelho de Pombal, decidiu avançar com um projecto de futebol feminino. A pressão veio de fora, de um conjunto de jovens de várias idades, que procuravam um clube para praticar a modalidade, numa região onde a oferta era escassa ou nula. A pandemia de covid-19 não desmobilizou as atletas e esta temporada a colectividade estreou uma equipa sénior para dar seguimento aos escalões de formação. No total, conta com quase 50 futebolistas federadas, com tendência para crescer, muitos apoios de patrocinadores e desperta a atenção de outros clubes.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários