Francisco Belo falhou o pódio por três centímetros

Lançador português chegou a liderar a final do peso nos Europeus de pista coberta em Torun, mas acabou por ficar em quarto, tal como há dois anos.

Foto
Reuters/ALEKSANDRA SZMIGIEL

Francisco Belo fez o seu melhor nas qualificações da manhã e fez ainda melhor que isso na final ao princípio da noite, mas o melhor do atleta português só lhe valeu o quarto lugar na final do lançamento do peso dos Europeus de atletismo em pista coberta, que estão a decorrer em Torun, na Polónia.

Belo chegou a liderar o concurso, com um segundo lançamento a 21,28m, um recorde pessoal e novo máximo nacional em pista coberta, mas, com o decorrer da final, houve mais três que lançaram melhor que ele. O checo Tomas Stanek ficou com o ouro, com 21,62m, enquanto o polaco Michal Haratky ficou com a prata, depois de um lançamento a 21,47m. O croata Philip Mihaljevic completou o pódio em Torun, com 21,31m, mais três centímetros que a marca de Francisco Belo, que repetiu o quarto lugar alcançado há dois anos nos Europeus indoor em Glasgow.

“Fica o tal sentimento, de alegria e tristeza. Alegre por bater o recorde nacional, com a qualificação para Tóquio, que são o corolário do trabalho feito ao longo dos anos e especialmente da preparação para este momento. Triste, porque, como em Glasgow, voltei a ficar em quarto lugar, ultrapassado pela mesma pessoa. Mas, uma vez mais, provou-se o que disse de manhã, lancei longe, mas eles lançaram mais”, declarou o atleta do Benfica citado no sítio da Federação Portuguesa de Atletismo.

A outra finalista portuguesa do dia foi Mariana Machado, que esteve longe do seu melhor, terminando em último na final dos 3000m (9m19,61s). Na sessão da manhã, para além da qualificação de Belo, também Pedro Pablo Pichardo avançou com facilidade para a final do triplo salto, saltando a 17,03m longo no primeiro (e único) salto que fez na qualificação. Nas provas de pista, nenhum dos portugueses passou das eliminatórias. Ricardo dos Santos, Mauro Pereira e Cátia Azevedo não passaram da primeira ronda nos 400m, enquanto Marta Pen Freitas também esteve longe da qualificação nos 1500m.

O terceiro dia dos Europeus de Torun marca a entrada em acção de outra das grandes esperanças portuguesas para medalhas. Patrícia Mamona vai estar nas qualificações da manhã do triplo salto, ela que tem a terceira melhor marca europeia do ano (14,21m). Na pista, Carlos Nascimento estará nas eliminatórias dos 60m, prova que terá a final ao final do dia. Já Samuel Barata e Isaac Nader estarão nas qualificações dos 3000m.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários