Jogos com História: O primeiro passo para a glória europeia

FC Porto e Juventus jogam quarta-feira a primeira mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Será o sexto duelo europeu entre ambos e a primeira aconteceu na final da Taça das Taças de 1984. Ganhou a “vecchia signora”, mas o jogo marcou o início da afirmação internacional dos “dragões”. Três anos depois seriam campeões europeus.

Foto
A equipa do FC Porto que alinhou de início na final da Taça das Taças com a Juventus DR

De um lado, o detentor da Taça de Portugal, estreante em finais europeias. Do outro, a Juventus, emblema mítico de Itália e em plena fase de ascensão para se tornar um dos gigantes do futebol do Velho Continente. De um lado, prometia-se um prémio de 500 contos (2500 euros) por jogador em caso de vitória, do outro acenava-se com 4500 contos (22.500 euros) por cabeça. De um lado, João Pinto, Eurico, Jaime Magalhães, Gomes. Do outro, cinco campeões do mundo pela Itália em 1982, mais os craques Platini e Boniek. No final, o favorito levantou a Taça, mas a Europa do futebol aprendeu a dizer “Porto”. Iria dar jeito nos anos seguintes.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários