Macron felicita Marcelo e falam da covid-19

Presidente francês telefonou ao Presidente da República para dar os parabéns pela reeleição de há 15 dias.

presidencia-portuguesa-ue,covid19,eleicoes-presidenciais,emmanuel-macron,marcelo-rebelo-sousa,politica,
Fotogaleria
Marcelo Rebelo de Sousa e Emmanuel Macron, em 2018, numa homenagem aos mortos na batalha de La Lys Reuters/PASCAL ROSSIGNOL
presidencia-portuguesa-ue,covid19,eleicoes-presidenciais,emmanuel-macron,marcelo-rebelo-sousa,politica,
Fotogaleria
Daniel Rocha

O Presidente francês, Emmanuel Mácron, falou este domingo telefonicamente com o chefe de Estado português, felicitando-o pela sua reeleição, há duas semanas, e ambos abordaram a temática da pandemia de covid-19, anunciou o Palácio de Belém na Internet.

Segundo uma nota na página oficial da Presidência da República Portuguesa, os dois responsáveis falaram do contexto actual, designadamente da “repercussão sanitária, económica e social, bem como o desenrolar da vacinação a nível europeu” contra o novo coronavírus SARS-Cov-2.

“Sublinhando a importância da Presidência Portuguesa do Conselho de Ministros da União Europeia, o Presidente Macron renovou a importância das relações e boa cooperação entre os dois países, bem como da comunidade portuguesa em França”, lê-se ainda no texto.

O Tribunal Constitucional (TC) proclamou oficialmente Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República esta semana, uma vez obtida “mais de metade dos votos validamente expressos” nas eleições de 24 de Janeiro.

O professor catedrático de Direito e constitucionalista de 72 anos, apoiado oficialmente por PSD e CDS-PP, obteve um total de 2.531.692 votos (60,67%) no universo de 4.258.356 votantes.