Mundial de andebol: Suécia regressa à final 20 anos depois

Suecos vão estar na decisão do título mundial de andebol no Egipto após baterem a França.

Foto
Hampus Wanne foi um dos melhores da Suécia frente à França LUSA/KHALED ELFIQI

Vinte anos depois, a selecção de andebol da Suécia vai estar na final do Mundial. Os suecos bateram a França na primeira meia-final do torneio que está a decorrer no Egipto por 26-32 (13-16 ao intervalo), regressando assim à decisão do titulo mundial depois de ter estado na final do Mundial de 2001, em que perdeu com a selecção francesa.

Foi com estrondo que a Suécia se impôs aos franceses no Cairo. Os nórdicos foram dominantes em todos os aspectos do jogo, com o seu guarda-redes a desempenhar um papel fundamental – Andreas Palicka fez 11 defesas e seria justamente eleito como o homem do jogo.

Com a baliza “fechada”, os suecos foram de uma eficácia tremenda, marcando 32 dos seus 37 ataques, nunca deixando de estar no controlo completo do jogo. Chegaram ao intervalo a vencer por três (13-19) e dobraram essa vantagem na segunda meia-hora. O lateral-esquerdo Hampus Wanne foi o melhor marcador, com 11 golos. Do lado francês, Hugo Descat anotou cinco.

Este torneio no Egipto marca, então, o regresso da Suécia, uma das grandes potências históricas do andebol, à final de um Mundial, 20 anos depois de o ter conseguido pela última vez, em 2001, tendo sido, na altura derrotada pela França. O último dos quatro mundiais que conquistou foi em 1999, também no Egipto, derrotando a Rússia na final, um dos grandes momentos de uma grande Suécia conhecida como os “Began Boys”, treinada com grande sucesso durante 16 anos por Bengt Johansson.

Sugerir correcção
Comentar