Portugal entra no Mundial 2021 com uma excelente vitória

A selecção nacional de andebol estreou-se no Campeonato do Mundo com um triunfo frente à Islândia, por 25-23.

Foto
IHF

Portugal estreou-se nesta quinta-feira no Campeonato do Mundo de andebol com uma importante vitória frente à Islândia, por 25-23. No Egipto, frente ao principal rival no Grupo F, a selecção portuguesa esteve em desvantagem nos primeiros dez minutos, mas voltou a mostrar a sua melhor face e, com uma prestação segura a defender e eficaz a atacar, repetiu as grandes exibições de há um ano, quando garantiu o 6.º lugar no Europeu. O triunfo frente aos islandeses praticamente garante a presença portuguesa na ronda seguinte.

Foi um triunfo justo, com uma importância redobrada. Para além de ter conseguido vencer a selecção teoricamente mais forte nesta primeira fase, Portugal ficou com o apuramento para a “main round”, onde vai cruzar com o Grupo E, praticamente assegurado – os três primeiros de cada grupo qualificam-se e os pontos conquistados contra os outros dois países qualificados (em teoria, Islândia e Argélia) serão transportados.

Sem público no moderno New Capital Sports Hall, construído propositadamente para a prova, o regresso de Portugal a um Mundial após 18 anos de ausência até nem começou bem. Com uma defesa agressiva, a Islândia ganhou uma vantagem de 2-0 e esteve na frente do marcador até perto dos dez minutos, mas ao intervalo a selecção nacional já vencia, por 11-10.

Com Gilberto Duarte de regresso – o lateral f0i utilizado nas acções defensivas -, na segunda parte Portugal entrou muito bem. Com Miguel Martins em evidência no ataque (o central do FC Porto terminou o jogo com seis golos) e Alfredo Quintana sempre seguro na baliza, os portugueses foram reforçando a vantagem e, a cerca de dez minutos do fim, chegaram a ter cinco golos de vantagem (24-19).

A partir daí, a equipa de Paulo Pereira passou a gerir a vantagem e, apesar de a Islândia ter conseguido encurtar a diferença, Portugal não deixou fugir o importante triunfo, por 25-23.

No outro jogo do Grupo F, esteve quase a acontecer uma surpresa. Num duelo entre vizinhos, Marrocos comandou sempre o marcador e chegou ao intervalo com sete golos de vantagem (15-8), mas, na parte final, a Argélia reagiu e a 47 segundos do fim marcou o golo que confirmou o favoritismo argelino (24-23).

Destaque ainda para um confronto entre dois dos principais favoritos: no Grupo E, que irá cruzar com o de Portugal na “main round”, a França conseguiu uma importante vitória contra a Noruega (28-24). No mesmo grupo, a Suíça, que só soube que ia participar no Mundial na terça-feira (os Estados Unidos desistiram da prova devido a casos de covid-19 na equipa) conseguiu bater a Áustria, por 28-25.

Sugerir correcção
Comentar