Jesse Ball: romance de uma sinceridade que desafia consensos

Este é um livro “oco” com um rapaz no centro. O rapaz tem síndrome de Down e toda a história é construída à volta dele na sua derradeira viagem com o pai. Cada detalhe, cada encontro neste território entre o absurdo e o quotidiano mais real ajuda a um retrato que a linguagem por si só não seria capaz de traçar. Este é Censo, estreia de Jesse Ball em Portugal.

Foto

“Tento escrever de forma muito simples e clara sobre coisas que não reúnem consenso. Isto pode fazer com que as coisas sobre as quais escrevo pareçam estranhas e ambíguas, mas penso que a natureza das coisas é ambígua, e que a forma como nós, enquanto humanos, nos envolvemos em grupos, tende a falsificar o mundo.” No essencial, este é o modo como o norte-americano Jesse Ball encara a escrita, um acto literário e simultaneamente político onde a linguagem tem papel decisivo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar